domingo, 22 de novembro de 2009

Remédios contra câncer são amplamente ignorados, dizem especialistas

Muitos americanos não pensam duas vezes antes to tomar remédios para prevenir doenças de coração e derrames. Mas o câncer é diferente. Muito do que os americanos fazem para impedir o câncer não oferece resultados ou é realmente prejudicial à saúde.

Ainda assim, alguns remédios que comprovadamente combatem a doença são amplamente ignorados.

Considere o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum nos Estados Unidos, perdendo apenas para o câncer de pele facilmente tratável. Mais de 192.000 casos serão diagnosticados este ano e mais de 27.000 homens morrerão da doença.

No entanto, há uma forma de se prevenir a maioria dos cânceres de próstata. Um amplo e rigoroso estudo mostrou que um remédio genérico, o finasterida, que custa cerca de US$ 2 por dia, pode prevenir até 50.000 casos por ano.

Outro estudo revela que um remédio parecido com o finasterida, o dutasteride, que custa US$ 3,50 por dia, tem o mesmo efeito.

Não obstante, segundo os pesquisadores, os remédios que funcionam são amplamente ignorados. E suplementos que se mostraram não apenas ineficazes, mas possivelmente prejudiciais à saúde são tomados por homens que esperam se proteger do câncer de próstata.

Conforme a guerra da nação contra o câncer continua, com pouca mudança na taxa de mortalidade do câncer mundial, muitos especialistas em câncer e saúde pública dizem que é preciso prestar mais atenção à prevenção.

Mas a prevenção se mostrou mais difícil do que muitos imaginavam. É difícil provar que algo simples como comer mais frutas e legumes ou se exercitar pode ajudar.

Além disso, como mostra a resposta aos remédios para próstata, as pessoas não parecem dispostas a tomar pílulas anti-câncer ou temem seus efeitos colaterais e não estão realmente convencidas de sua eficácia.

Outras simplesmente não sabem de sua existência.

E o câncer de próstata não é o único. Os cientistas têm o que consideram evidências definitivas de que dois remédios podem diminuir o risco do câncer de mama pela metade. Mulheres e médicos amplamente ignoram a descoberta.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/11/13/remedios+contra+cancer+sao+amplamente+ignorados+dizem+especialistas+9082022.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário