sábado, 9 de julho de 2011

Estudo demonstra eficácia de medicamento para evitar retorno de câncer gastrintestinal


Dados mostram 66% de sobrevida livre de recorrência e 92% de sobrevida geral no período de cinco anos após três anos de terapia adjuvante com o Glivec® em pacientes com tumores estromais gastrointestinais (GISTs) Este foi o primeiro grande estudo clínico de fase III a demonstrar benefícios de sobrevida do tratamento com o Glivec® prolongado por três anos em comparação ao uso do medicamento por um ano.
São Paulo – Os resultados do tratamento com Glivec® (mesilato de imatinibe) em pacientes com tumores estromais gastrintestinais (GISTs) três anos após cirurgia de remoção dos tumores foram apresentados durante a 47a sessão plenária do congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), evento mundial mais importante da área de oncologia. Os resultados mostraram que 66% dos pacientes tratados com Glivec® por três anos permaneceram livres da volta do câncer por cinco anos em comparação a 48% dos pacientes tratados com o medicamento por apenas um ano.

Além disso, 92% dos pacientes tratados com o medicamento por três anos estavam vivos em comparação a 82% que o haviam recebido por apenas um ano. O estudo de fase III contou com a participação de 400 pacientes e foi realizado pelo Scandinavian Sarcoma Group (SSG) e pelo Sarcoma Group do Arbeitsgemeinschaft Internistische Onkologie (AIO). Esse foi o primeiro estudo clínico a demonstrar benefícios de sobrevida no uso de Glivec® na terapia adjuvante por três anos em comparação ao uso do medicamento por um ano.

A terapia adjuvante é um tratamento complementar indicado para prevenir o retorno de uma doença. Em pacientes que se submeteram à cirurgia para retirada de um câncer, o uso adjuvante de medicamentos tem se mostrado uma maneira eficaz de evitar o reaparecimento de tumores graves. Os GISTs estão entre as doenças que apresentam maior risco de retorno, mesmo após cirurgia para retirada do tumor, podendo acometer até um em cada dois pacientes nos primeiros dois anos de acompanhamento. O retorno da doença, na maioria dos casos, é mais grave uma vez que pode vir acompanhado de metástases - quando as células cancerígenas atingem outros órgãos do corpo -, reduzindo a chance de cura. Os tumores gastrintestinais são um tipo de câncer raro potencialmente letal do trato gastrintestinal.

"Este estudo confirma a hipótese de que um aumento na duração do tratamento com o Glivec® em pacientes após a cirurgia aumenta a sobrevida livre de recorrência. Pela primeira vez, ficou comprovado um efeito sobre a sobrevida global," disse Heikki Joensuu, professor de oncologia da Universidade de Helsinki e principal pesquisador do estudo. "Os resultados deste estudo podem impactar positivamente a prática clínica, ajudando os médicos a otimizar o plano de tratamento para pacientes com GIST operável."

Perfil-O Glivec® recebeu aprovação em mais de 110 países, incluindo os EUA, União Européia (UE) e Japão, para o tratamento de todas as fases da leucemia mielóide crônica. Ele também foi aprovado nos EUA, na UE e em outros países para o tratamento de pacientes com tumores estromais gastrintestinais (GISTs) sem possibilidade de remoção cirúrgica e/ ou que já tenham se espalhado a outras partes do organismo (metastáticos). O Glivec® possui aprovação nos EUA e na UE para o tratamento pós-cirúrgico de pacientes adultos após a remoção cirúrgica total dos tumores estromais gastrointestinais. No Brasil, Glivec® é aprovado para o tratamento da leucemia mielóide crônica, de tumores estromais gastrintestinais (GISTs) e da leucemia linfóide aguda (LLA) cromossomo Philadelfia positivo (Ph+).

Nenhum comentário:

Postar um comentário