sábado, 26 de maio de 2012

Nova técnica diminui risco de impotência em pacientes com câncer de próstata


Artigo publicado na revista médica The Lancet Oncology sugere que pacientes com câncer de próstata que são tratados com técnica conhecida como ultrassom focalizado de alta intensidade têm chances menores de desenvolver os efeitos colaterais relacionados à cirurgia e à radioterapia. Apesar de todas as informações sobre os riscos da doença, o medo da impotência e da incontinência urinária ainda faz com que muitos demorem a iniciar a terapia. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, mais de 60 mil devem descobrir ter tumores malignos na próstata este ano. Em 2009, 12.274 morreram vítimas da enfermidade.


Os cientistas do University College Hospital, em Londres - responsáveis pelo estudo - usaram uma sonda posicionada perto do órgão para aquecer as células doentes a uma temperatura de 80º, o que foi capaz de destruí-las sem provocar danos aos nervos e músculos da região. O equipamento é capaz de atingir áreas de apenas alguns milímetros e é indicada para casos menos graves. A maioria dos submetidos ao procedimento recebeu alta em até 24 horas.   


O cirurgião urológico Hashim Ahmed, líder do estudo, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados que puderam ser observados nos primeiros 12 meses de tratamento. Ele, no entanto, pondera que ainda são necessárias testes com um número maior de pacientes.    


"Estamos otimistas de que homens diagnosticados com câncer de próstata possam, em breve, se submeter a um procedimento cirúrgico de um dia, que possa ser repetido com segurança uma ou duas vezes, para tratar seu problema com muito poucos efeitos colaterais. Isto representaria uma melhora significativa em sua qualidade de vida", disse. 


O câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina. No Brasil, é o segundo de maior incidência, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. O risco de desenvolver a doença e sua taxa de mortalidade aumentam com a idade. Deste modo, homens a partir de 45 anos devem realizar exames preventivos - o chamado toque retal e a dosagem PSA - anualmente. Exercícios físicos e uma dieta balanceada também ajudam a evitar os tumores.


Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/04/18/nova-tecnica-diminui-risco-de-impotencia-em-pacientes-com-cancer-de-prostata/

Nenhum comentário:

Postar um comentário