terça-feira, 24 de março de 2009

Equipe de oncologia do HGR realiza 1º cirurgia de câncer de fígado com sucesso

A equipe de Oncologia HGR – Hospital Geral de Roraima realizou quinta-feira, 12, a primeira cirurgia de alta complexidade denominada quimioembolização intraarterial seletiva. Este procedimento cirúrgico envolve equipes médicas de diversas especialidades para o tratamento de câncer de fígado. Poucos centros médicos no país realizam este procedimento cirúrgico.

O câncer de fígado é provocado por infecção dos vírus da hepatite B e C ou pelo consumo excessivo de álcool. Na região norte há grande número destes casos em função do alto índice de contaminação que implica na alta incidência da doença. A quimioembolização intraarterial é empregada quando o câncer de fígado está localmente avançado e esta é a única alternativa de tratamento capaz de curar o paciente.

Neste caso, o paciente Antônio Francisco de Melo, passou pela intervenção cirúrgica no Centro de Diagnóstico por Imagem. Inicialmente os médicos Marcelo Oliveira e Paulo Ramires inseriram um cateter na artéria do braço esquerdo e levado até a artéria que nutre o tumor no fígado, guiado por raioendoscopia ( espécie de raio X dinâmico semelhante a um filme de cinema).

Ao chegar na artéria que nutre o tumor, a segunda equipe de médicos da Unacon do HGR injetou altas doses de quimioterapia na artéria que foi obstruída ou embolizada por susbstâncias que se solidificam em contato com o fígado. Nessa etapa o câncer morre por falta de oxigênio no sangue.

O anúncio do sucesso da cirurgia foi feita em entrevista coletiva pelo governador José de Anchieta Júnior, o secretário de saúde Samir Hatem e a equipe de médicos que realizou a cirurgia. Anchieta destacou que a implantação de mais este serviço médico soma a humanização do atendimento a população de Roraima uma vez que o paciente tem a recuperação junto a família.

Além da oncologia Anchieta informou que o estado deve investir nas especialidades médicas da ortopedia, cardiologia e nefrologia. O secretário de Saúde Samir Hatem afirmou que uma das metas de trabalho é trazer mais recursos para saúde a fim de aumentar as especialidades médicas, estimular e valorizar os trabalhadores que já fazem parte do quadro de servidores da Secretaria de Saúde e aumentar o número de atendimento da média e alta complexidade no Estado.

Fonte: http://www.bvnews.com.br/cotidiano4235.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário