segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cientistas identificam substância que pode inibir retorno do câncer

Oncologistas americanos isolaram um potente inibidor da metástase, o retorno do câncer em tecidos diferentes dos atacados pelo tumor original, que poderia possibilitar a criação de novos tratamentos contra a doença. A informação está na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences". A metástase é uma das principais causas da morte por câncer. Até agora, não há um tratamento contra o processo.

Segundo o oncologista Randolph Watnick, professor do Programa de Biologia Vascular do Hospital Pediátrico de Boston, Massachusetts, na metástase os tumores preparam essa invasão através da secreção de proteínas que estimulam o crescimento do tumor e atraem os vasos capilares, por meio do qual se alimentam. Já os tumores benignos eliminam uma substância chamada prosaposina, que inibe o crescimento ao produzir fatores que impedem o desenvolvimento dos vasos capilares.

Em sua pesquisa, os cientistas descobriram que os tumores de próstata e mama que não se estenderam a outros setores do corpo secretaram altos níveis de prosaposina. Quando os cientistas injetaram em ratos de laboratório células tumorais altamente invasivas, às quais adicionaram prosaposina, a metástase pulmonar diminuiu em 80%, a linfática foi totalmente eliminada e aumentou consideravlemente a sobrevivência dos roedores em cerca de 30%, segundo o relatório.

Ao fazer o procedimento inverso, os pesquisadores descobriram que, ao eliminar a prosaposina nas células tumorais, a metástase aumentou consideravelmente. Segundo Watnik, a identificação da substância pode ter grande importância na luta contra o câncer. Ele afirma que seria útil no tratamento do tumor original e, depois, nos esforços para impedir a metástase ou frear o crescimento tumoral.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1203890-5603,00-CIENTISTAS+IDENTIFICAM+SUBSTANCIA+QUE+PODE+INIBIR+RETORNO+DO+CANCER.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário