quarta-feira, 23 de setembro de 2009

HR oferece tratamento para retirar câncer sem cirurgia

Nova terapia só é eficiente para pacientes em estágio inicial da doença

Os pacientes com câncer em estágio inicial contam com uma nova terapia na rede pública de saúde. O Hospital da Restauração oferece de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS),
um tratamento que retira o tumor sem cirurgia.

O equipamento é praticamente igual ao usado no exame de endoscopia, que ajuda os médicos a diagnosticar problemas gastrointestinais. O Hospital da Restauração é o único, no Norte-Nordeste, que faz, pela rede pública de saúde, a dissecção submucosa endoscópica, um tratamento que consiste em retirar um tumor sem cirurgia, fazendo um corte por baixo da mucosa.

Pode ser um câncer ou uma lesão pré-cancerígena no esôfago, estômago, duodeno, intestino grosso ou reto. Porém, só é possível quando a doença está no início.

O chefe do serviço de endoscopia digestiva do HR, Admar Borges, explica que o mesmo bisturi que descola e retira o tumor cuida da coagulação. Até agora, 12 pacientes do HR foram submetidos ao tratamento.

“Para o paciente é muito bom porque o procedimento é minimamente invasivo. É um procedimento em que o paciente passa pouco tempo internado. E ele continua com o seu intestino e seu esôfago no lugar. Esses pacientes então sendo atendidos em qualquer hospital da rede pública, qualquer ambulatório ou posto, ele vai ser certamente encaminhando através de um documento médio para o serviço de endoscopia do Hospital da Restauração aí nós vamos fazer uma reavaliação e ver se o caso de fato preenche os requisitos para uma cirurgia endoscópica dessa maneira. Então poderemos resolver o problema dele endoscopicamente.”

De acordo com o médico, o paciente que se submete a uma cirurgia convencional para retirada desse tipo de tumor fica, em média, sete dias internado. Na retirada do tumor pelo novo tratamento, o paciente fica, no máximo, 48 horas internado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário