sábado, 26 de dezembro de 2009

Cientistas decodificam genomas do câncer de pulmão e de pele

Cientistas britânicos conseguiram estabelecer, pela primeira vez, o mapa genético do câncer de pulmão e de pele. O sequenciamento mostra as mutações do DNA que levam a esses dois tipos de câncer, uma descoberta que os cientistas acreditam que pode transformar nos próximos anos a maneira como as doenças são diagnosticadas e tratadas.

Todos os cânceres são causados por danos nos genes - mutações no DNA - que podem ser provoados por fatores ambientais como a fumaça do cigarro, químicos nocivos ou raios ultravioleta.

Cientistas do Instituto Welcome Trust Sanger, que tiveram as pesquisas publicadas pela revista Nature, concluíram o sequenciamento dos danos genéticos a partir dos tumores de dois pacientes que sofriam de câncer de pulmão e de um melanoma maligno, um câncer de pele.

"Este é um momento muito importante nas pesquisas sobre o câncer. A partir de agora podemos considerar o câncer de uma maneira muito diferente", disse o professor Mike Stratton, que coordenou os trabalhos.

Peter Campbell, um especialista em genomas do câncer que participou nos estudos, declarou ser "assombroso" o que é possível ver nos genomas. As pesquisas demonstraram que muitas mutações provocadas pela fumaça do cigarro ou pelos raios ultravioleta podem ser sequenciadas, dando consistência à ideia de que todos os tipos de câncer podem ser amplamente prevenidos. "Cada pacote de cigarro é como uma roleta russa", afirmou Campbell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário