domingo, 18 de julho de 2010

Noni é novo aliado contra câncer

O noni, uma fruta originária da Polinésia, mas já cultivada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e no Pará, está impressionando cientistas modernos por seu poder medicinal.

A doutora em Genética Nutrigenômica, Carmem Lúcia de Mello Sartori Cardoso da Rocha, da Universidade Estadual de Maringá estuda o efeito medicinal das plantas há 30 anos e seu maior interesse é que suas pesquisas ajudem a diminuir o risco de câncer na população em geral.

Ela explica que elas agem de duas formas. Uma delas é ativando o sistema imunológico, defendo-o do ataque de doenças, como ocorre com os cogumelos do sol e shiitake.

Outras, como é o caso do noni, possuem substâncias capazes de proteger o material genético das células.
No câncer, as células começam a se multiplicar de forma desordenada e se tornam 'imortais'. Os tumores surgem dessa 'desordem' celular. Além do noni impedir essa mutação, quando consumida para efeito preventivo à doença, também se mostrou eficaz como medicina complementar.

"Observamos que o noni induz as células tumorais à morte de forma programada. Ele também foi capaz de preservar as células normais", afirma.

Os pacientes que passam por quimioterapias se livram de células doentes, mas também perdem as boas. "Não queremos de forma alguma fazer terrorismo à quimioterapia. Todos os tratamentos são válidos. Nossa proposta é que o noni seja utilizado como medicina complementar".

Carmem Lúcia afirma ainda que, além do poder anticancerígeno, o fruto também se mostrou eficaz no controle da diabetes, reduzindo, inclusive, o uso de insulina. O efeito se comprovou primeiro em ratinhos.

O noni é consumido em forma de suco. "O noni tem cheiro e gosto horrorosos", avisa, ao comentar que 30 mililitros são suficientes. Quando maduro, o fruto é do tamanho de um tomate e é consumido em forma de suco.

O fruto é rico em xeronina. O que essa substância tem de mais especial é que ajuda a abrir os poros nas paredes das células humanas e desta forma faz com que o organismo absorva melhor os nutrientes consumidos. A notícia não muito boa é que o acesso a esse remédio natural, consumido em forma de suco, não é tão fácil. Segundo Carmem, até pouco tempo importava-se suco de noni dos Estados Unidos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu.

Ela comenta que é possível encontrar marcas nacionais do suco em comércio especializado. O valor cobrado pelo suco nacional gira em torno de R$ 70. Como o consumo diário é pequeno, vale a pena recorrer a mais essa descoberta em nome da saúde.

10 comentários:

  1. Tem selinho prá ti lá no meu blog...
    bj

    ResponderExcluir
  2. A Noni é uma benção de Deus.Agora temos a fruta produzida no Brazil ,muito melhor e mais barato.Interessados favor entrar em contato comigo pois vendo a polpa pura e o suco preparado, bem barato E´uim trabalho social que faço.pois sou aposentada. Sou pesquisadora dos beneficios do Noni há 5 anos.Sou curada de fibromialgia, Vitiligo e insônia..Todos os dias recebo testemunhos de curas maravilhosas,.Janete brazilscot@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi janette to loco pra experimentar o noni add eu henriquefavretto@hotmail.com tenho um tio q ta com câncer no estômago quero dar noni pra ele pra ver c cura.
    valeu

    ResponderExcluir
  4. To com medo pq eu to com algumas Inguas na minha virilha. To com medo de ser um sinal de câncer. será que esse suco pode me ajudar a eliminar essas inguas? se puder me responder ficarei muito grato. juniorcesar21@hotmail.comTo com medo pq eu to com algumas Inguas na minha virilha. To com medo de ser um sinal de câncer. será que esse suco pode me ajudar a eliminar essas inguas? se puder me responder ficarei muito grato. juniorcesar21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Aqui no quintal da miinha avó tem 3 pés de nony.. muito bom ,,,, melhorou ate minhas espinhas

    ResponderExcluir
  6. Estou com cancer de mama, estou desesperada, mas estou com muita fé que vou ser curada com o noni, e com muita fé em Deus, a doutora ja até marcou a cirurgia para retirar a minha mama, fiquei com muito medo nen la eu voltei, me mande alguns comentários, eu conceicaovieira63@hotmail.com é bom conversar com alguem sobre este assunto

    ResponderExcluir
  7. Fui curada tomando o suco de noni com o o suco de uva, muito recomento a todos.

    ResponderExcluir
  8. Por Favor estou precisando muito de informações sobre como preparar o suco da Noni, tenho a fruta mais ñ sei como fzer o suco pra uma amiga q precisa se alguém puder mim passar informações ficaria muito grata! E-mail : faustty@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tomo o suco com suco de uva eu tiro a poupa de 2 noni maduro pra cada 1 litro de suco de uva sem açuca tomo 2 vesses ao di

      Excluir
  9. ja tomo ha muitro tempo ja tive crancer rins (so tenho um rim)

    ResponderExcluir