HAVANA, 20 JUN (ANSA) - Um escorpião endêmico de Cuba será criado em cativeiro para ampliar a fabricação de um medicamento para tratamento contra o câncer produzido a partir de seu veneno, informaram fontes locais.
O Laboratório Biológico Farmacêutico (Labiofam) ampliou a criação do escorpião Rhopalurus junceus, conhecido como escorpião azul, para extrair realizar a extração do veneno e fabricar o remédio Vidatox.
A retirada do veneno é feita por meio de estímulos elétricos que provocam a liberação da toxina. Em média, cada escorpião azul fornece 0,02 mililitros, ou seja, de duas a três gotas da substância.
O medicamento já foi aplicado em pacientes em Cuba, em outros países latino-americanos e em nações europeias. Ele tem como efeito beneficiar o estado de pessoas que sofrem de tumores cancerígenos no pulmão, nas mamas, no colo do útero, na próstata, no pâncreas e no intestino grosso.
Os especialistas cubanos defendem sua eficácia na melhora de qualidade de vida dos pacientes, na recuperação de peso e de apetite e na diminuição do consumo de analgésicos tradicionais. (ANSA)
Fonte: http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/201106201348403600/201106201348403600.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário