quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Combinação de novas substâncias pode substituir quimioterapia contra câncer de mama


A associação de alguns tipos de anticorpos como medicamento está sendo estudada em centros de pesquisa de todo o mundo como nova droga de combate ao câncer de mama. As novas opções de tratamento estudadas foram apresentadas recentemente durante o 6º Congresso Câncer de Mama pelo diretor científico do Instituto Catalão de Oncologia, Ramon Colomer. 


Foram enfatizadas pelo pesquisador os avanços que o tratamento deste tipo de câncer teve nos últimos 10 anos, que o fazem não ser mais considerado um vilão para as mulheres. Mas para avançar no tratamento, principalmente da doença tipo HER2 positivo, que contempla 20% dos tipos de câncer de mama, dezenas de pesquisas com novos medicamentos vêm sendo desenvolvidas com testes em centros de diversos países, incluindo o Brasil. 


Os estudos ainda estão em andamento, mas apontam melhoras na resposta ao tratamento, dando sobrevida à paciente e estabilizando a doença quando uma combinação de anticorpos é  ministrada juntamente com a quimioterapia. Entre os anticorpos de maior poder, Colomer destaca a associação do pertuzumab e do trastuzumab com o docetaxel, medicamento da  quimioterapia.


Testados em pacientes em estágios diferentes da doença, em diferentes quantidades e  associações, as novas drogas estão tendo seu poder de ação potencializado quando ministradas combinadas. 


— A tendência para o tratamento no futuro é a associação dessas drogas, que têm mais ação do  que quando ministradas separadamente — enfatiza o pesquisador. 


Segundo o oncologista brasileiro Sérgio Simon, os novos medicamentos chegarão aos  consultórios médicos dentro de três anos e poderão, no futuro, a partir de mais  pesquisas, substituir a quimioterapia. 


— Pesquisas em laboratório, com ratos, já mostram que é possível, mas ainda é preciso avançar para aplicar aos humanos — adianta. 


Fonte: http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=23149

Nenhum comentário:

Postar um comentário