domingo, 26 de outubro de 2008

Diagnósticos digitais são aliados na luta contra câncer

Uma boa notícia na área de saúde: médicos e pacientes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) agora contam com um aliado na luta contra a doença. Carregar exames para as consultas não será mais necessário no Inca. A tecnologia, que já existe nos hospitais particulares, começou a ser implantada no instituto, no Rio de Janeiro.

Os resultados dos exames são digitalizados e as imagens, armazenadas em um banco de dados. Nos aparelhos modernos, como os de ressonância magnética, a transferência de imagens para o sistema é imediata. Os exames de raio-X são feitos nos equipamentos antigos.

As novas chapas, recicláveis, passam por uma máquina, que leva as imagens da radiografia para o computador. O médico tem mais recursos para analisar cada detalhe e chegar a um diagnóstico, além de ter acesso ao exame na consulta com o paciente.

“Este sistema permite que o médico amplie mais ou foque uma área que ele tem dúvida. O contraste de imagem na tela, que permite apontar pequenas lesões em áreas com dificuldade de visualização no exame convencional, facilita a possibilidade de identificar coisas que poderiam passar desapercebidos”, afirma o coordenador médico do Inca, Luiz Matoni.

Somente no ano passado, 264 mil filmes foram usados no Inca. Eles ficam no arquivo, que está lotado, mas já parou de recebe novos exames. A mudança significa um atendimento melhor, economia na compra de materiais e também benefícios para o meio ambiente. Na modernização do laboratório do Inca, foram investidos R$ 2,7 milhões.

“São oito milhões de litros de água que a gente deixa de utilizar, porque o sistema anterior era usado com filme, que precisava ser revelado com químicos e revelador, sem ter lavado e depois secado. Essa água era desperdiçada”, explica a chefe do setor de radiologia Eliana Boasquevisque.

“Agora é só apertar uma teclinha e já aparecem os exames todos completos”, comenta a paciente Valeria de Lourdes Orioli.

Fonte: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL834736-16020,00-DIAGNOSTICOS+DIGITAIS+SAO+ALIADOS+NA+LUTA+CONTRA+CANCER.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário