Pessoas com câncer de pele agora já contam com a terapia fotodinâmica, que não submete o paciente às tradicionais cirurgias. Se antes, o Clear Light - aparelho que emite luz azul (tecnologia semelhante ao laser) era usado para o rejuvenescimento facial e o tratamento de manchas e acnes, hoje pode ajudar no combate à doença.
O tratamento consiste na aplicação do ácido aminolevulínico (ALA), que sensibiliza o tumor, permitindo que ele seja destruído pela luz azul. A técnica é indicada para carcinoma superficial basocelular (pequenas manchas vermelhas com crostas, freqüentes em pessoas de pele clara) e lesões pré-malignas, caso das queratoses actínicas. Em qualquer situação, a terapia remove totalmente o tumor ou a lesão.
Não há restrição de áreas do corpo para a utilização do tratamento, sendo as mais comuns o rosto, os braços e o tronco superior. Os médicos dão preferência a este método para tumores localizados em regiões de difícil cicatrização e para pessoas com problemas de sangramento, em idade avançada ou com tumores reincidentes. São necessários de três a quatro sessões para a completa cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário