terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vírus da herpes poderia combater câncer de cabeça e pescoço

Um vírus de herpes alterado geneticamente poderia ajudar a tratar o câncer de cabeça e pescoço, divulgaram hoje científicos na revista Clinical Cancer Research.


Este tratamento é esperançador ao resultar efetivo no 93% dos casos de um grupo de 17 pacientes.


No entanto, especialistas do Instituto de Investigação do Câncer em Londres, quem realizaram o estudo, são cautelosos e propõem a necessidade de repetir o ensaio com uma mostra de doentes maior e comparar essa terapia com a convencional.


Durante a investigação, os cientistas observaram que em 14 pacientes (82,3 por cento) que se submeteram ao tratamento experimental junto ao habitual o tumor diminuiu, enquanto entre os operados não se observaram restos de tecido cancerígeno.


Após dois anos, ainda o 82% dos pacientes se mostraram imunes à recorrência da doença.


Entre o 35% e 55% dos pacientes que recebem quimioterapia contra o câncer de cabeça e pescoço se produz uma recaída dois anos mais tarde pelo qual os resultados desta investigação resultam favoráveis.


Após o tratamento com o vírus modificado geneticamente só dois de 13 pessoas que receberam uma alta dose voltaram a sofrer uma recaída.


O vírus modificado rompe as células do câncer de fora para adentro e não afeta o tecido são.


Com esta terapia potencial contra o câncer, os cientistas pensam que além de eliminar as células afetadas será possível reativar o sistema imunológico e impulsionar a criação de uma proteína que ajude ao organismo a identificar as células tumoral.


Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=210288&Itemid=1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário