Inspirados pela onda de chás vindos do Oriente, como o chá verde e o chá branco, pesquisadores resolveram investigar se o chá nativo do Brasil – e de outros países marcados pelos pampas, como Uruguai, Paraguai e Argentina – ofereceria benefícios ao organismo. E eles acharam vários.
Na Universidade Federal de Santa Catarina, os cientistas notaram que três doses de cerca de 300 ml diários - quase 1 litro por dia - são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). “Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias”, explica o farmacêutico-bioquímico Edson da Silva. Ele especula que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino.
O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado — mas este realizado em cobaias. “Além da queda nas taxas de colesterol, notamos que os níveis de triglicérides e açúcar baixaram”, relata um dos autores, o biólogo Marcelo Ribeiro. “Também percebemos uma diminuição de aproximadamente 4% no peso dos animais”, completa sua colega Patrícia Carvalho, especialista em ciência dos alimentos.
Do outro lado do mundo, mais precisamente na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei acabam de chegar à mesma constatação: a suplementação com erva-mate na dieta de ratos diminuiu o peso, a gordura abdominal e a glicose. “Ou seja, o mate é uma opção promissora na prevenção de doenças do coração”, resume a nutricionista Maria Gandini, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.
Vantagens
Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células. Com isso, pode-se dizer que a infusão auxiliaria na prevenção de câncer — algo, aliás, já observado pelos cientistas da Universidade São Francisco.
Fique sabendo mais esta: uma xícara de chá-mate depois do almoço cai muito bem. “Há indícios de que a infusão auxilie nos movimentos do intestino, favorecendo a digestão”, explica o farmacêutico- bioquímico Geraldo Coelho, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. “Ela também estimula a produção da bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por digerir gorduras”, complementa Patrícia Carvalho.
Para obter todas essas vantagens, Edson da Silva sugere: “Faça a infusão, aguarde dez minutos, coe e beba um copo e meio, três vezes ao dia”, recomenda. O prazo de validade da preparação é 24 horas. Mais do que isso, adeus, benefícios. Você também pode variar na bebida e aproveitar as folhas para preparar sucos. Tire o mate do escanteio e aproveite seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário