Cientistas norte-americanos identificaram um gene-chave na propagação do câncer de mama, que também deixa os tumores resistentes às quimioterapias.
O gene, chamado de Metadherin ou MTDH, está ativo em 30% a 40% dos pacientes. Está situado em uma pequena região do cromossomo humano e parece crucial para o processo de metástase, ajudando as células cancerosas a aderirem de modo firme aos vasos sanguíneos de outros órgãos do corpo.
O gene deixa ainda os tumores mais aptos a resistirem aos potentes tratamentos de quimioterapia utilizados para destruir as células cancerosas.
"Neutralizar este gene nos pacientes afetados por câncer de mama permitirá alcançar, simultaneamente, dois objetivos importantes: reduzir o risco de recorrência do tumor e de sua disseminação nos outros órgãos", afirma Yibin Kang, professor adjunto de biologia molecular na Universidade de Princeton e coordenador da pesquisa.
"Estas são clinicamente as duas razões principais pelas quais os pacientes que sofrem de câncer de mama morrem da doença", acrescenta Kang, que teve o trabalho publicado na revista "Cancer Cell".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u487167.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário