domingo, 18 de janeiro de 2009

Tecnologia auxilia no tratamento do câncer

Identificar alterações genéticas específicas em tumores. Esse é o caminho para otimizar o tratamento do câncer. Para Carlos Gil Ferreira, chefe do Serviço de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a identificação dos chamados biomarcadores em grupos de pacientes foi o maior avanço obtido em relação à doença. “A identificação de alterações genéticas específicas permite separar subgrupos de pacientes e individualizar o tratamento”, explica Ferreira. Com a ajuda da tecnologia, os médicos sabem o tipo de medicamento que surte efeito no combate à doença. “Com isso, evitamos expor um paciente a um tratamento desnecessário.”

Hoje, essa identificação, feita por meio de uma avaliação da biópsia ou exame de sangue que avalia o DNA do paciente, só pode ser feita nos casos de câncer de mama, cólon e pulmão. “Isso foi um grande avanço, já é realidade, mas ainda vai evoluir muito”, diz Ferreira. A identificação de biomarcadores em outros tipos de câncer, diz o chefe de pesquisa do Inca, não é tarefa fácil. “Depois de identificar uma alteração em determinado grupo, é necessário testar em vários estudos para a validação”, afirma.

A noção de que essas alterações são fundamentais para o tratamento de tumores malignos é recente. “Essa individualização (do tratamento) é um campo em desenvolvimento”, contou. Com isso, é possível desenvolver medicamentos específicos para cada grupo de doentes. A missão, no entanto, é árdua. “A grande dificuldade é ter método científico para identificar”, afirma Ferreira.

Para a médica e coordenadora da disciplina de oncologia clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carmen Silvia Passos Lima, toda a linha de pesquisa do câncer é de interesse para a área médica, seja ela relacionada com a prevenção da doença, com o diagnóstico precoce ou com o tratamento administrado aos pacientes.

Fonte: http://www.cosmo.com.br/noticia/18989/2009-01-16/tecnologia-auxilia-no-tratamento-do-cancer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário