terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ajuda contra o câncer

Hospital de Joinville recebeu um acelerador linear, aparelho que combate a doença com menos efeitos colaterais

Um equipamento de 13 toneladas que ajudará no combate ao câncer já está no Hospital Municipal São José, em Joinville.

O acelerador linear, que funciona como um aparelho de raio-X e é mais eficaz do que a bomba de cobalto para tratamento de radioterapia, foi guardado na tarde de sábado em um galpão anexo ao hospital.

A novela do acelerador linear começou há quase 10 anos. Pacientes que utilizam o SUS e precisam de um tratamento mais eficiente buscam alternativas em outras regiões do Estado ou optam pela bomba de cobalto, que opera há 20 anos no Hospital São José. A bomba atinge também tecidos saudáveis e traz efeitos colaterais os pacientes.

O acelerador precisa estar em um abrigo especial, chamado de casamata, com paredes espessas e portas e janelas muito bem protegidas. Com o equipamento já em Joinville, o que falta é justamente a construção da casamata. Na última quarta-feira, a prefeitura abriu um novo processo de licitação. O vencedor deve ser escolhido em 15 de setembro.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2620160.xml&template=3898.dwt&edition=12935&section=213

Nenhum comentário:

Postar um comentário