Madri (EFE) - Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, no sul da Alemanha, descobriram a possível origem de fortes dores provocadas por cânceres. Os tumores liberam duas moléculas que deixam as células nervosas muito sensíveis e potencializam o crescimento do tumor, segundo um artigo publicado no site "Nature Medicine".
Os resultados da pesquisa, dirigida pela doutora Rohini Kuner, do Instituto Farmacológico da Universidade, dão início a novo enfoque no desenvolvimento de remédios. A dor forte causada pelo câncer, cujas causas ainda são desconhecidas, é difícil de ser atenuada com remédios tradicionais como os opiáceos, que requerem altas doses, o que cria tolerância e efeitos colaterais.
Os cientistas examinaram tecidos de ratos e determinaram as substâncias dos tumores: duas moléculas , até agora, conhecidas como fatores de crescimento para as células-tronco que formam o sangue. O contato com essas moléculas faz com que as células nervosas próximas ao tecido canceroso sejam "mais sensíveis à pressão", oque coincide com as descrições dos doentes que diziam que um toque na região doía muito.
Além disso, o crescimento do tumor também provoca dor, pois o tecido se expande e produz pressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário