terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cientistas descobrem processo imunológico que ajuda no tratamento do câncer

Cientistas argentinos descobriram o mecanismo que interrompe o sistema imunológico humano --o que teria importância fundamental para desenvolver tratamentos contra o câncer, diabetes e esclerose múltipla, informaram fontes oficiais nesta segunda-feira (10).

O grupo de pesquisadores, liderado por Gabriel Rabinovich, encontrou "as engrenagens moleculares" que fazem com que o sistema imunológico seja desativado e permita, por exemplo, a expansão de células cancerígenas, afirmou um comunicado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) argentino.

A descoberta é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos contra tumores ou doenças como a esclerose múltipla, a artrite ou a diabetes, entre outras, que aparecem quando o sistema imunológico age sem necessidade e ataca os próprios tecidos, explicaram os pesquisadores.

"Este circuito capaz de silenciar o sistema de defesa é conhecido como 'tolerância imunológica'. Esta indução de tolerância tem uma importância-chave para evitar o desenvolvimento de doenças autoimunes e de promover a aceitação de transplantes", afirmou o Conicet.

Rabinovich e sua equipe descobriram que, na presença de uma proteína (galectina-1), as chamadas células dendríticas tornam-se capazes de silenciar e frear o sistema de defesa.

Estas células adquirem o nome de "células dendríticas tolerogênicas" por sua capacidade de gerar tolerância imunológica durante o processo, no qual também intervêm as proteínas interleucina 27 e 10.

A produção da proteína interleucina 10 pode finalmente eliminar a resposta do sistema de defesa tanto em doenças autoimunes, quanto também em infecções e tumores.

"Diante destes resultados, seria possível antecipar novos horizontes terapêuticos em diferentes patologias imunológicas", declarou Rabinovich, professor da Universidade de Buenos Aires, a maior da Argentina.

"A descoberta permite uma maior compreensão do sistema imunológico e a possibilidade de manipulá-lo para nosso benefício", informou Juan Martín Ilarregui, outro membro da equipe de pesquisadores.

O trabalho, publicado hoje pela revista científica britânica "Nature Inmunology", começou em 2003 por meio de testes realizados com células humanas e ratos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u607696.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário