domingo, 9 de agosto de 2009

Novidades na luta contra o câncer de pele

Pesquisadores espanhóis do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas identificaram um composto sintético capaz de desencadear a autodestruição em massa de células de melanoma, o que abre as portas para a fabricação de novos medicamentos para combater o tumor de pele. O estudo foi publicado na revista científica Cancer Cell.

A molécula ativa dois programas de morte das células: a apoptose e a autofagia. A apoptose é uma modalidade específica de morte celular, ligada ao controle do desenvolvimento e do crescimento, enquanto a autofagia é um processo pelo qual as células são digeridas. O grupo de cientistas, dirigido por María Soengas, tinha conseguido, em pesquisas anteriores, encontrar os compostos capazes de ativar a apoptose em células de melanoma, mas estes medicamentos tinham sérios efeitos colaterais ou não eram suficientemente potentes contra a metástase (quando o câncer se espalha para outros órgãos).

De acordo com a pesquisadora, o ponto mais importante da pesquisa é ter descoberto o modo pelo qual se ativam simultaneamente os dois processos de morte celular. Até o momento, os medicamentos só eram capazes de ativar um deles, e não os dois ao mesmo tempo.

– Vimos que, com ratos, é efetivo. Agora temos de melhorar sua administração e eficácia – planeja María.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/vidafeminina/19,0,2609602,Novidades-na-luta-contra-o-cancer-de-pele.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário