sábado, 22 de agosto de 2009

Evento da APM reúne especialistas para debate sobre a prevenção do câncer de colo uterino

A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza, em 27 de agosto de 2009, o XXVIII Encontro Multidisciplinar Câncer da Cérvix, do Departamento de Citopatologia. Em pauta, a técnica do exame colposcópico, destinado à prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero, vagina e vulva; técnicas para tratamento cirúrgico e como interpretar resultados alterados, suspeitos de malignidade, no exame de papanicolau.

“É de suma importância relembrar e atualizar sobre a prevenção do câncer do colo uterino. Estudos comprovam que essa é a 2ª causa de morte em mulheres, entre os cânceres genitais e mamários”, alerta a dra. Suely Alperovitch, presidente do Departamento organizador do evento

Segundo a especialista, o fator de risco principal é o papilomavírus humano, ou HPV, transmitido durante a relação sexual sem preservativo. “O vírus tem papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na transformação destas em células cancerígenas. Em 95% dos casos de câncer do colo do útero podemos encontrar a presença do HPV nos genitais da mulher ou de seu parceiro”.

O diagnóstico da doença é confirmado por meio de Papanicolaou e colposcopia, seguidos de biópsia e exames complementares, quando necessários. O exame histopatológico, que estuda os tecidos do organismo ao microscópio, pode ser solicitado por ser o único que pode dar um diagnóstico preciso, com exatidão absoluta.

“Baseados nos resultados destes exames que o tratamento é conduzido, padronizado para cada caso, perante o estágio do câncer,” explica a dra. Suely.

Ainda no evento, haverá a possibilidade de debate entre o público de ginecologistas, colposcopistas, obstetras, citopatologistas, patologistas, cirurgiões e citotécnicos presentes.

“Cabe ressaltar a grande importância de usar o preservativo em todas as relações sexuais. Ele é o melhor modo de evitar as doenças sexualmente transmissíveis e as futuras complicações desse quadro.”

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=34&id=45286

Nenhum comentário:

Postar um comentário