quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Invenção canadense pode ajudar tratamento de câncer de mama

WASHINGTON - Um chip inventado por cientistas canadenses pode permitir que os médicos monitorem os níveis de hormônios de seus pacientes de forma simples e rotineira. A descoberta é especialmente interessante para o tratamento de câncer de mama, já que poderia medir, com facilidade, a quantidade de estrogênio no seio de uma mulher.

Há anos os cientistas sabem que o estrogênio desempenha um papel significativo em muitos casos de câncer de mama, já que as mulheres com a doença possuem níveis muito mais altos deste hormônio.

Mas medir a quantidade de estrogênio no seio requer uma biópsia, procedimento que causa dor e têm alguns riscos. Além disso, é preciso horas de intenso trabalho no laboratório para extrair e purificar o estrógeno que está no meio das células.

Se os médicos tivessem um jeito mais fácil de monitorar os níveis de estrógeno no seio, poderiam verificar se os pacientes estão respondendo ao tratamento contra o câncer de mama e até detectar pessoas que têm mais risco de desenvolver a doença.

É essa a proposta dos pesquisadores da Universidade de Toronto , que colocaram todo esse longo processo laboratorial na superfície de um chip - tão fina quanto a de um cartão de crédito. orrentes elétricas movem as gotas de hormônio, permitindo que solventes e outras substâncias químicas dissolvam a amostra de tecido seco e removam outras substâncias biológicas, até que reste apenas o estrogênio.

Para fazer os testes, os cientistas usaram pequenas amostras de tecido do seio (colhidas com agulhas e não por meio de biópsia), além de amostras de sangue de duas pacientes de câncer de mama.

Segundo eles, o chip permitiu medir a quantidade de estrógeno com precisão. Agora, eles vão aplicar a nova tecnologia em um estudo do qual vão participar mais de 200 mulheres canadenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário