quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pau-brasil pode ser alternativa para tratamento contra o câncer

Há 509 anos o Brasil foi descoberto e recebeu o nome de uma árvore. Importante no passado e ameaçado de extinção, o pau-brasil ainda pode revelar muitas riquezas. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mostrou que o extrato da planta reduziu tumores em camundongos e o pau-brasil pode ser uma alternativa no tratamento contra o câncer.

“Imagine você conseguir reduzir 80% de um câncer e isso só em um experimento inicial”, diz Elizângela Cristhiane Barbosa, pesquisadora da UFPE.

Com folhas miúdas, vagens e o tronco cheio de espinhos, o pau-brasil pode atingir até 30 metros de altura e é dono de uma façanha única no mundo: nenhuma outra árvore batizou uma nação. As flores duram apenas dois dias e o miolo é cor de brasa, daí o nome Brasil.

O corante extraído do pau-brasil era disputado como ouro em pó pelos colonizadores. Os nobres da época usavam o vermelho intenso para tingir roupas e produzir tintas para escrever. O pau-brasil virou símbolo de poder e riqueza.

A Fundação Nacional do Pau-brasil divulga há 21 anos a história de devastação da árvore que existia em abundância na Mata Atlântica. Os ambientalistas calculam que 70 milhões de árvores foram derrubadas. O pau-brasil ocupa o topo da lista das árvores ameaçadas de extinção no país.

Cerca de 100 mil mudas são distribuídas por ano pela Fundação. A madeira também é a melhor que existe para fabricar arcos de instrumentos de corda.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1094759-5598,00-PAUBRASIL+PODE+SER+ALTERNATIVA+PARA+TRATAMENTO+CONTRA+O+CANCER.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário