segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Novo tratamento contra o câncer de mama sem quimioterapia

Ainda em fase de estudos, um novo tratamento promete inovar no tratamento do câncer de mama e pode trazer benefícios no futuro para outros tipos de câncer (como o de pulmão e de intestino). Trata-se de uma técnica chamada de “Terapia do Alvo Molecular“, que além de ser mais eficaz contra a doença, promete menos sofrimento às pacientes, por atacar diretamente o tumor inibindo genes que o tornam mais agressivos.

No caso do câncer de mama o gene HER2 foi identificado como sendo o causador de metástase (quando o câncer atinge outros órgãos e tecidos do corpo, aumentando o risco de morte). Este tratamento inovador está sendo desenvolvido por pequisadores brasileiros do Núcleo de Pesquisa em Câncer, no Hospital do Fundão em parceria com outros 30 países, sendo coordenados pela Universidade de Harvard.

O oncologista Eduardo Côrtes, que é coordenador do projeto afirma: “Não quero levantar falsas esperanças, mas também é importante que se diga que o tratamento do câncer de mama está progredindo. Com a terapia de alvo molecular, aumentamos a eficácia do tratamento e minimizamos efeitos colaterais, como a queda do cabelo e a redução dos glóbulos brancos. A expectativa é que, no futuro, a terapia de alvo molecular venha a conquistar mais espaço na oncologia e, quem sabe, excluir definitivamente a quimioterapia”.

É nessas horas que sinto orgulho em dizer que sou brasileiro. O Hospital do Fundão, que é um centro de referência em termos de procedimentos complexos de saúde está à míngua sem verba nem para pagar os procedimentos básicos, mas mesmo assim vemos profissionais altamente empenhados em levar o trabalho a diante trazendo benefícios reais para a população.

Fonte: http://videosespetaculares.com/novo-tratamento-contra-o-cancer-de-mama-sem-quimioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário