domingo, 18 de julho de 2010

Terapia fotodinâmica é a revolução

 Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2010, serão registrados mais de 2.900 novos casos de câncer de pele somente no Rio Grande do Norte, um dos estados brasileiros com maior índice. Os dados podem ser conferidos em um estudo estatístico divulgado pela instituição a cada dois anos e são esperados 113 mil casos novos em todo o Brasil este ano. Considerado o tipo mais freqüente de câncer, ele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. Os sintomas mais comuns são feridas na pele com difícil cicatrização, variação na cor e sinais ou manchas que coçam, ardem ou sangram.

Com estes dados alarmantes, a procura pelo tratamento está cada dia mais freqüente. O tratamento tradicional é feito com quimioterapias provocando desconforto e fortes dores para o paciente. Hoje, existe um tratamento eficaz, sem dor e a recuperação mais acelerada diminui a necessidade do uso de medicamentos e o índice de efeitos colaterais. A revolução, descoberta há 40 anos em outros países, chegou ao Brasil recentemente e se chama Terapia Fotodinâmica.

No Rio Grande do Norte, este tipo de tratamento está sendo oferecido pelo SPA e Clínica Revivare, e é o local pioneiro na técnica. O tratamento funciona com o uso terapêutico de reações fotoquímicas, que ao impregnar no tecido junto ao medicamento, capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, provocando a destruição do tecido adoentado. “Este tipo de tratamento é importante para uma boa recuperação do paciente e também é indicado para o rejuvenescimento, já que estimula a formação de novos tecidos na pele”, explica  a dermatologistaLuciana Fieri.

Além das indicações citadas, a fotodinâmica se estende no tratamento de acne e lesões consideradas pré-malignas. A aplicação contra os tumores cutâneos é a utilização mais antiga da técnica. O tratamento elimina em apenas uma aplicação de 80% a 100 % das acnes superficiais, ou seja, em relação ao combate a este tipo de enfermidade, a fotodinâmica atua diretamente nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação.

 “Nesse caso, a terapia consegue diminuir em 60% a acne inflamatória, num período de um mês, após duas a quatro sessões semanais, sem utilização de nenhum medicamento convencional para o controle desta doença e sem efeitos colaterais”, afirmou a dermatologista. No quesito rejuvenescimento, muito procurado pela maior parte das pessoas, a terapia fotodinâmica diminui sensivelmente as ceratoses (lesões que surgem nas áreas da pele continuamente expostas ao sol e é resultado do efeito cumulativo da radiação ultravioleta do sol), as sardas e os pequenos vasos sanguíneos dilatados na pele. A indicação é que cada sessão seja feita com intervalo de um mês para estes casos.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/terapia-fotodinamica-e-a-revolucao/154473

Nenhum comentário:

Postar um comentário