sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Alergias podem proteger contra câncer, dizem cientistas

Alergias costumam ser muito incômodas, mas um novo estudo sugere que elas também podem trazer benefícios. Após revisar quase 650 estudos feitos ao longo de cinco décadas, cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, afirmam que há fortes evidências de que os sintomas alérgicos protegem contra alguns tipos de câncer.

Segundo o trabalho, publicado na revista "The Quarterly Review of Biology", a alergia pode ter efeito protetor por expelir partículas estranhas, algumas das quais carcinogênicas, de órgãos mais suscetíveis a entrar em contato com elas. A alergia serviria ainda como um aviso para que as pessoas soubessem quando há substâncias no ar que devem ser evitadas.

Para André Murad, chefe da disciplina de oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, a hipótese tem base científica. Ele explica que, teoricamente, o mesmo mecanismo de autoproteção disparado para combater o alérgeno (agente capaz de produzir alergia) pode combater substâncias de células tumorais.

"A estrutura molecular da célula tumoral lembra o perfil molecular dos alérgenos. Pode ser que os anticorpos produzidos pela pessoa alérgica protejam contra as células tumorais e as eliminem antes de elas formarem o tumor."

Os cientistas viram que a associação inversa entre alergia e câncer é bem mais comum com tumores que têm contato direto com o ambiente, como de boca, reto e pele, e com alergias como a alimentar e a animais.

Mas valeria a pena suspender tratamentos contra a alergia? Os cientistas dizem que ainda são necessários mais estudos para responder a essa questão.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u462598.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário