sábado, 1 de novembro de 2008

Exercício evita tumor de mama e esteatose

Mulheres com peso normal que se exercitam vigorosamente têm aproximadamente 30% menos chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não se exercitam. É o que mostra um estudo realizado durante 11 anos com 32.269 mulheres norte-americanas na pós-menopausa pelo instituto do câncer dos EUA.

A pesquisa considerou atividade vigorosa trabalhos domésticos intensos como lavar janelas, esfregar o chão e jardinagem e esportes como corrida, tênis e pedalada em áreas montanhosas.

"Possivelmente, os mecanismos desenvolvidos pela atividade física que protegem contra o câncer incluem aumento da função imunológica e diminuição da inflamação crônica", disse o líder da pesquisa, Michael Leitzmann.

Já um estudo realizado com ratos constatou que parar com a atividade física diária ativa precursores específicos que podem levar à esteatose hepática (gordura no fígado). A pesquisa, da Universidade do Missouri, indica que o sedentarismo repentino pode aumentar os níveis de gordura no fígado em pouco tempo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u462681.shtml

Um comentário: