quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Câncer de mama pode regredir sem tratamento

Alguns casos de câncer de mama tratados com cirurgia ou quimioterapia poderiam ter regredido naturalmente se deixados sem tratamento, afirmaram cientistas nesta segunda-feira. As informações são do The Guardian.

Um artigo, publicado nos Arquivos de Medicina Interna, diz que os programas de rastreamento identificam tipos de câncer que não representam ameaças à saúde, levando a tratamentos invasivos e desnecessários.

Com o atual avanço da tecnologia, segundo o estudo, já é possível identificar que tipos de câncer regrediriam sozinhos e que tipos seriam malignos sem tratamento.

O pesquisador Per-Henrik Zahl, e sua equipe do Instituto Norueguês de Saúde Pública de Oslo, analisou um programa de rastreamento de câncer introduzido no país.

Os especialistas compararam a incidência de câncer de mama em cerca de 120 mil mulheres, entre 50 e 64 anos, que foram chamadas para realizar três exames de mamografia entre 1996 e 2001, com mulheres da mesma faixa etária no ano de 1992, antes do programa ser introduzido no país.

Os estudiosos concluíram que o número de casos de câncer de mama invasivo era 22% mais alto no grupo que fez o rastreamento, independentemente da idade. Os cientistas afirmam ainda que, em 32 casos, foi registrado regressão da doença.
Apesar do número ser relativamente pequeno, os cientistas dizem que isso não significa que a regressão do câncer seja raro. "Isso pode significar que a doença raramente tem a chance de seguir seu curso natural", afirmam no artigo".
Em um editorial, Robert Kaplan, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e Franz Porzsolt, do Hospital Universitário de Ulm, na Alemanha, asseguram: "Apesar do apelo para a detecção precoce do câncer de mama, a incerteza da importância da mamografia continua".
Segundo Kaplan e Porzsolt, pouco se sabe sobre o que acontece com uma mulher que não é submetida ao tratamento da doença. O que se nota é que um número significativo de mulheres morrem sem saber que tinham a doença.
Alexis Willet, da organização britância "Breakthrough Breast Cancer", acredita que a teoria desenvolvida pela pesquisa norueguesa seja interessante, porém adverte que "atualmente não é possível prever se a doença, identificada precocemente através de mamografias, irá progredir".
Para ele, o que importa é que os programas de prevenção, quando detectam a doença em estágio primário, têm salvado vidas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3351499-EI238,00-Estudo+cancer+de+mama+pode+regredir+sem+tratamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário