sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Diabetes dobra o risco de doença e câncer no fígado

No maior estudo do gênero, pesquisadores mostraram que a diabetes pode causar doença crônica do fígado e câncer no fígado.

O grupo de estudo foi composto de 173.643 pacientes com diabetes e 650.620 pacientes sem diabetes que receberam alta dos hospitais da Virgínia entre 1985 e 1990. Esses pacientes foram rastreados em 2000. A maioria dos pacientes era homem (98%) e a maioria dos pacientes diabéticos (99,5%) tiveram diabetes mellitus do tipo II. Nos pacientes diabéticos, a incidência de doença crônica no fígado e do câncer de fígado foi aproximadamente o dobro comparado aos pacientes sem diabetes.

A ligação entre diabetes e doença de fígado já era conhecida, o que não se sabia era se a diabetes causava a doença de fígado ou vice-versa. A doença de fígado associada com a diabetes é usualmente insidiosa, assintomática e não é detectada até que uma condição grave, tal como câncer de fígado ocorra.

"Por causa do aumento do risco significativo de desenvolver a doença de fígado, nós recomendamos um teste regular das enzimas do fígado nos pacientes com diabetes," disse o autor do estudo Hashem El-Serag, MD, MPH, do Houston VA Medical Center. "Para pacientes com diabetes que recebem medicações orais, há uma preocupação com a toxidade para o fígado - outra razão para testar as enzimas do fígado precoce e periodicamente".

O risco para desenvolver doença e câncer de fígado é maior entre pacientes diagnosticados com diabetes há mais tempo (mais de dez anos). O aumento do risco é independente da doença de fígado alcoólica, hepatite viral e fatores demográficos. O significado dessas descobertas para a saúde pública é potencialmente grande pois estima-se que 18,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos tenham diabetes.

Fonte: http://www.emedix.com.br/not/not2004/04fev12gas-gas-ddr-diabete.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário