quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Hospital do Câncer realiza cirurgia inovadora com radioterapia intra-operatória da mama

Um procedimento inovador vem ajudado a amenizar o sofrimento de mulheres com câncer de mama no Ceará e Estados vizinhos. Trata-se da radioterapia intra-operatória da mama, técnica realizada unicamente no Hospital do Câncer do Ceará, nas regiões Norte e Nordeste. Com esta nova técnica, o tempo total de tratamento nos casos indicados de radioterapia na mama é reduzido para apenas alguns minutos durante a cirurgia, substituindo as aplicações diárias de radioterapia, que chegam a estender-se por seis semanas. Além do Hospital do Câncer do Ceará, apenas hospitais de dois estados do Sul (Rio Grande do Sul e Paraná) e dois do Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) realizam o procedimento no Brasil.

Nos casos onde a paciente portadora de câncer de mama tem a indicação da cirurgia conservadora (retirando apenas um quarto da mama), é necessário realizar tratamento complementar com radioterapia sobre a mama operada. O novo procedimento diminui a possibilidade de que o tumor retorne. Com a radioterapia intra-operatória da mama, o tratamento é realizado no ato cirúrgico, de forma focada e potencializada através de um aparelho, fazendo a aplicação da radiação de uma única vez. Dessa forma, a paciente realiza a cirurgia e submete-se ao tratamento de radioterapia na mesma hora, diminuindo os transtornos físicos e emocionais do tratamento convencional, que leva cerca de 30 dias em média, com gastos de hospedagem, transporte, alimentação, entre outros.

Segundo o Dr. Fernando Melo, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital do Câncer do Ceará, o procedimento da radioterapia intra-operatória da mama vem sendo realizado por esse Hospital desde novembro do ano passado e desde então, seis mulheres já o realizaram. “Este procedimento é indicado a mulheres que estejam na fase inicial do câncer de mama e não tenham apresentado nódulos na axila”, conta. Os efeitos colaterais da radioterapia intra-cirúrgica se assemelham aos da radioterapia convencional.

Fonte: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=138895

Nenhum comentário:

Postar um comentário