sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Decifrando genes de câncer com pistas de tratamento

Pela primeira vez, pesquisadores decifraram todos os genes de uma pessoa com câncer e encontraram uma série de mutações que podem ter causado a doença ou ajudado em sua progressão.

Usando células doadas por uma mulher de 50 anos que morreu de leucemia, os cientistas seqüenciaram todo o DNA de suas células cancerígenas e o compararam ao DNA de suas próprias células de pele, normais e saudáveis. Então, eles zeraram em 10 mutações ocorridas somente nas células com câncer, aparentemente estimulando um crescimento anormal, evitando que as células oprimam esse crescimento e habilitando-as a lutar contra a quimioterapia.

As descobertas não ajudarão imediatamente os pacientes, mas pesquisadores dizem que elas podem levar a novos tratamentos e quase certamente ajudarão médicos a fazer escolhas mais acertadas entre os tratamentos existentes -- com base numa imagem genética mais detalhada do câncer de cada paciente. Embora a pesquisa tenha usado a leucemia, as mesmas técnicas também podem ser usadas para estudar outros cânceres.

“Este é o primeiro de muitos desses genomas de câncer a ser seqüenciado,” disse Richard K. Wilson, diretor do Centro de Seqüenciamento de Genomas da Universidade de Washington em St. Louis e autor-sênior do estudo. “Eles nos darão uma boa quantidade de pistas sobre o que acontece no DNA quando o câncer começa a se desenvolver.”

veja mais no link abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL861537-5603,00-DECIFRANDO+GENES+DE+CANCER+COM+PISTAS+DE+TRATAMENTO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário